domingo, janeiro 10, 2010

Um olhar para o Ano de 2009



Olhei para trás e sorri com tranquilidade e amor.
Olhei pois para 2009, e uma mão cheia de coisas foi ocupando o meu pensamento revolto por natureza e com alguma dificuldade em sintetizar a riqueza do que fui aprendendo com ele…

Saltei para as coisas que foram tão objectivas como para logo me quedar naquelas que interiormente fui apreendendo, estas mais difíceis de exteriorizar…

Mas continuo a sorrir serenamente enquanto passo para o papel alguns dos acontecimentos que merecem ser relembrados, sem intenção de os ordenar cronologicamente ou de estabelecer catalogação de importância.

Disse adeus ao exercício profissional de Enfermagem, depois de uma longa espera de mais de dois anos. A espera foi difícil mas valeu a pena.

Voltei de forma serena uma página da minha vida. Página essa, com grande peso na pessoa que sou hoje, foram 37 anos de grande identidade com a profissão que ainda hoje adoro como se estivesse a dar os primeiros passos.

Abracei-a sempre com grande amor e sentimento do dever cumprido… Um dia voltarei a falar deste assunto.

Concretizei o projecto de investigação, completando os dois anos de investigação no domínio do REIKY com os Doentes Hemato-oncológicos no Hospital de S. João.

A experiência proporcionou-me riqueza interior imensa, e também ela me fez crescer como pessoa alicerçando os valores pelo que hoje continuo a pugnar, como o de simplesmente ajudar a minorar o sofrimento humano independentemente da sua vertente…

Esta experiência saltou as portas do Hospital, quando a SIC incluiu num dos seus programas da Grande Reportagem esta temática que, para alguns, ainda continua a ser tabu…Mas que paradoxalmente para outros, jovens, “putos” do 10º e 12º quiseram ouvir falar de Reiky e por isso desloquei-me ao interior do País para “palestrar” em 2 Escolas do Ensino Secundário (Viseu e VilaReal) …

E fui descobrindo que não estava tão só quanto o imaginava vários “Reikyanos” me abordaram pedindo-me o anonimato mas também ajudavam o próximo de forma “clandestina”.

Nestas descobertas conheci a Enfermeira Filipa Rodrigues que é Mestre de Reiky.

A Filipa sensibilizou-me muito quando se deslocou ao Porto com toda a sua Família para me conhecer, fico-lhe eternamente grata com este gesto.

Gostei muito de conversar com esta jovem Mãe e sentimos muita afinidade …. A Filipa tinha publicado um livro sobre a sua experiência de Reiky que gostei muito de ler e intitula-se – “Reiki para todos em especial para as crianças” –. Tive conhecimento também de que dispõe de um espaço próprio em Mafra denominado “Quinta do Sol”

Registo para os 2 concertos fabulosos que assisti e que me fizeram sentir a transcendência através da música, o espectáculo da Marisa e das vozes em sintonia do Zé Mário Branco, Fausto e Sérgio Godinho. Estilos e objectivos diferentes mas fizeram vibrar o Coliseu do Porto. Gostei de me sentir perto da música e de a sentir como elemento intrínseco ao meu ser…

O conhecimento de novas pessoas e o afastamento natural de outras fez-me naturalmente crescer…

Mas sobretudo cresci com a confiança, estímulo, carinho e muito amor que a minha “fada boa”me foi dando ao longo deste 2009 e que sedimentou gradativamente a minha pessoa que represento hoje perante mim mesmo e perante os que me rodeiam.

E para terminar estes registos relembro as palavras sempre sábias da Mestre Celeste Simões “os meios têm que justificar os fins a que se destinam e que não pode haver discrepâncias entre o que o Terapeuta de Reiky ensina e o que ele pratica no seu dia a dia"…
Obrigada por existir.


Momento de psicografia”

19/04/09


És um ser tão impressionante, que a tua alma “deixa” de ter tanta vontade de estar contigo, porque ao invés, do que é habitual é o “teu próprio eu”, que a vai surpreendendo com os desafios que constantemente lhe colocas.

És pois um ser iluminado de boa perseverança, tens à tua volta imensos anjos que te cantam o amor incondicional que tens pelo homem planeta, sem deixares de seres um comum dos mortais…

Tens dentro do teu eu uma virtude surpreendente, a capacidade de perdoar que diariamente vais cultivando e ajudando os outros com o teu exemplo.

Podeis todos vós seguir este exemplo terreno com a procura individual do bem que livremente poderá ser escolhida no vosso campo de amor, escolhei aquela flor que mais gostas e oferecei-a amando incondicionalmente como Cristo o fez.

Hoje fui buscar um exemplo, como tantos outros, do vosso mundo presente e que EU tenho escolhido preferencialmente como meu canal de comunicação entre vós…

Fiquem com todo o meu amor
HILARION

Sem comentários: