sábado, dezembro 22, 2007

Neste Natal de 2007



Gostaria de extrapolar os meus pensamentos para este mundo, tão diverso, quanto o extremo da guerra, incerteza, injustiça e pobreza, quanto de Amor.
Espaços diferentes, merecedores da minha atenção e sensibilidade e que sem qualquer de diferenciação escolhi para vos transmitir apenas alguns desses pensamentos:

O meu Amigo Armando Soares fez 50 anos, em Novembro deste ano.
Escuta, meu velho considero que é muito difícil, em poucas palavras, dizer o que significa ter o privilégio de ter “Um Grande Homem” como amigo há mais de 30 anos.
Significas para mim, algo de BOM que é difícil de objectivar, por serem tantos, os predicados, que ao longo dos anos se tornaram evidentes e que alicerçaram a nossa amizade...
Olhando para trás, relembro, desculpa-me os lapsos de memória, quando estavas no “cívico” e escolheste o velho Hospital de Vila Real para estagiares e ficaste contaminado pela saúde… Desde logo, tornamo-nos amigos.
Tantos anos depois relembro, com efeito, quão mais realista eras do que eu…

Já nesse tempo eras frontal, mas ao mesmo tempo, ponderado para o momento revolucionário, pós 25 de Abril. Com toda a certeza, contrariaste muito da minha impulsividade contras as injustiças que se deram a conhecer….

Foste e és para mim um “marco de referência” como é possível ser-se um bom ENFERMEIRO.
Um pouco mais tarde também tive o privilégio de liderar uma equipa de jovens obreiros, de que tu eras uma peça importante, no Serviço de Cirurgia Homens…Que magia, a desse tempo…
Ensinaste-me com carinho, também nessa juventude, que não existiam “receitas” na educação dos filhos e talvez, com essa convicção intrínseca tornaste, mais tarde, uma realidade, quando conseguiste, com a tua Conceição, superar todas as vicissitudes encontradas e amaste ter educado os teus Filhos…
Soubeste, desde o primeiro momento, até ao presente edificar os valores da Democracia, e quão importante foi para a nossa profissão…
Continuas a ser um Homem que, se possível, no anonimato acabas por sobressair dos ditos homens, porque, na tua vida quotidiana está intrínseca, a prática do bem, junto dos velhinhos, aqueles que tu dizes que não têm com quem conversar… O tal “part time” que nunca se fala porque depende unicamente da vontade de cada um…
Com efeito, poderia estar aqui a falar-vos longamente deste Grande Homem, das nossas conversas ideológicas, filosóficas e políticas que, dariam, por certo, tema para um livro, dito perfeito, de sintonia na maioria dos temas, mas com necessidade de dissecar outros temas, de alguma controversa como a intuição, o conceito de morte e o que fica para além desta?
Armando, pelo que aqui fui afirmando, gostaria de corrigir algo que me pareceu natural, estares mais velho, o que a ti não se aplica de todo, porque soubeste como ninguém aproveitar o conhecimento que a vida te propiciou durante estes 50 Anos… O meu desejo é de um Santo Natal e que continues o teu caminho em 2008…Obrigada Armando.
o Minha irmã Leta, se estivesses entre nós, hoje farias anos, mas como partiste, já alguns anos gostaria de relembrar e aqui testemunhar, o quanto aprendi contigo, como pessoa.
Mais interessante ainda é que tiveste a capacidade imensa de me ensinar como Doente e ao mesmo tempo não deixaste de ser Enfermeira.
A forma como encaraste a doença durante os anos que sobreviveste foi um autêntico mundo de surpresas. Conseguiste ir buscar forças a um mundo completamente desconhecido de todos nós.
O sofrimento foi para ti uma constante em todo o processo de doença apresentando-se de forma muito diversificada, a que tu, Lélé conseguiste de forma memorável ultrapassar.
Igualmente de forma natural conseguiste, no teu processo de doença, conquistar amigos, que ainda hoje te relembram apesar do tempo que vai passando….
Enfrentaste de forma peculiar a doença com humildade, resignação mas sobretudo dignidade, reconhecida por aqueles que no IPO cuidaram de ti.
Por certo, porque semeaste com o teu sofrimento Amor colheste esses mesmos sentimentos dos muitos que ali cuidaram de ti.
Aqueles cafés servidos, às escondidas pela Dr.ª Filomena tiveram tanto de saborosa magia como de amor incondicional…
Foste um exemplo de como se consegue dar força aos outros, quando a nossa não esta de todo bem… E ainda por cima tentaste, e por vezes conseguiste aproximar os momentos de família.
Ocultaste, por certo, as tuas maiores tristezas, por independência de temperamento ou porque eu não tive a necessária capacidade de me antecipar? Fica-me a dúvida mas sem culpas, ao tempo tenho consciência que fiz o que melhor sabia e podia…
Como sabes, todas as noites te relembro, à minha maneira, de forma muito positiva, e acredito que estás bem...
Igualmente me relembro de ti, junto dos meus Doentes em HematoOncologia, como “mais valias” para melhor saber estar, junto deles…
Neste Natal de 2007 estarás, como sempre, presente em pensamento entre todos nós.

Mas neste Natal de 2007 o Amor parece quase esquecido na maioria dos decisores políticos nacionais e internacionais, porque cada vez maior é o abismo entre a pobreza e a riqueza. Para não destoarmos, Portugal continua nos tops, pelas piores razões.
O fosso entre ricos e pobres é cada vez maior e ainda não consegui ver que os grandes portentos de riqueza com sensibilidade para que neste Natal de 2007 existisse uma “ceia condigna” pata todos aqueles que mais necessitam…
Como anteriormente já o afirmei, neste mesmo espaço de comunicação, a dita magia de Natal, com efeito, move corações das organizações de voluntariado social e da sociedade que se sente sensível para apoiar os mais carenciados de forma muito diversificada… Ainda bem que existe a “magia” de Natal…


O meu desejo de um Santo Natal para todos os homens



Momento de psicografia


21/08/07

Gostaria desta vez, e aproveitando a disponibilidade sempre de amor de este canal, para vos transmitir que no Hemisfério Norte onde se situa a tua Terra Mãe irá dentro em breve ser palco de grandes transformações energéticas fruto de um aumento de densidade cósmica nessa mesma área. Essa será uma boa altura para transmutarem as velhas energias e condensarem as novas energias que terão por certo maior sustentabilidade.


Este esforço deste lado do véu deve ser acompanhado com uma mudança da vossa atitude face à vossa existência terrena.


É necessário que se crie como um cordão humano de homens planetas que aumentem a vossa consciência amorosa, para que uma corrente se torne forte edifique as vontades do homem.


Como vos tenho dito, não é tempo de grandes pregações teóricas, torna-se necessário agir, sendo o Amor Incondicional, a grande bandeira colocada no bastião do combate ideológico.


Não haverá muito mais tempo, que também, os homens das ciências ditas exactas venham admitir, que existem estas alterações no hemisfério norte que trarão alterações de densidade terrestre e solar.


Tudo parecerá mais leve parece que a força da gravidade diminui nesses pontos e os homens sentirão objectivamente essa diferença. Essas alterações poderão ser numa fase inicial conotadas com alterações mentais, dos primeiros que se manifestarem, para logo se desvanecer essas hipóteses com a convergência de alterações sismológicas e de densidade terrestre.


Esta é uma das minhas preocupações para convosco até que tudo se possa passar com a dita normalidade nos vossos corações.


Acredito no vosso potencial de consciência o suficiente para todos os de cá do véu como os daí, edifiquem o Amor Incondicional como o caminho da ascensão.


Tenho também a dizer-vos que estarei como sempre nesta “morada” para atender ás vossas chamadas independente seu conteúdo, porque o meu amor para convosco é sempre incondicional, seja qual for o rumo que optarem por querer ser…
Fiquem bem


HlLARION


Sem comentários: